sábado, 31 de outubro de 2009

Besouro o Filme


A muito tempo que eu me pergunto porque nunca fizeram um filme de Capoeira no Brasil. Os Estados Unidos que nunca tiveram uma arte marcial, com exeção do Boxe, fizeram variaos filmes. E o Brasil que tem uma legitima arte marcial nunca fez (até os americanos ja tinham feito filmes sobre capoeira e sobre o jiu jitso Brasileiro).

Mas agora a espera acabou. Saiu nos cinemas o filme Besouro, uma produção brasileira. O diretor de lutas é o mesmo de Kill Bill e o Tigre e o Dragão entre outros filmes. Fui assistir nesse sabado e fiquei chocado com a perfeição das lutas apresentadas. O roteiro ficou um pouco fraco dando a impressão de ser superficial e só uma desculpa pra mostrar a luta, o ator principal dá a impressão de não aparecer muito. O que é muito estranho, pois todos no filme falam em Besouro e o tal do Besouro não aparece muito.
É interessante as falas sobre escravidão e luta dos negros por uma liberdade de verdade e não a falsa que lhes foram imposta. Situando a capoeira como legitima figura da resistência Negra brasileira

O filme todo foi filmado em uma fazendo e uma pequena vila, dando a impressão do filme ter apenas uns 3 cenarios. Mas por ser a primeira experiencia do cinema brasileiro em cine-fantasia-luta nos podemos dar um voto de crédito. Não espere ele concorrendo a Oscar de melhor filme estrangeiro por que isso não vai acontecer. No mais, o filme consegue divertir. É um cine-pipoca, leve e que não quer exigir muito do publico, só mostrar umas paisagens belissimas e incentivar o cine fantasia no Brasil.
Esta aí uma dica pro fim de semana.

Nenhum comentário: